BLOG ID CRISTÃ

BLOG ID CRISTÃ

sábado, 13 de novembro de 2010

INSPIRAÇAO JUVENIL DESTA SEMANA

Domingo 14 de novembro


Ele lhe Dará Coragem


Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Salmo 91:7, ARC

– Quem está tentando montar naquele cavalo é o Júlio? Nunca pensei que fosse tão ruim assim!

– Estão oferecendo aquele cavalo a seu pai. Mas acho que ele já está desistindo de comprá-lo, pois ninguém consegue montá-lo.

– Também! Meu pai não sabe escolher seus cavaleiros!

O rei Filipe II da Macedônia ficou sabendo do comentário do filho e ficou furioso. Mandou chamá-lo e o desafiou a montar o cavalo. Alexandre aceitou com a condição de que se conseguisse, o cavalo seria seu. O rei aceitou.

O rapaz se dirigiu onde estava o animal, tomou as rédeas e virou-o contra o sol, ao mesmo tempo em que lhe afagava a testa e cochichava em suas orelhas. O cavalo ficou quieto e Alexandre saltou em seu dorso. O animal disparou. Aos poucos, Alexandre o dominou e o levou até onde seu pai estava.

É lógico que ele ganhou o cavalo, cujo nome era Bucéfalo. Este o acompanhou durante 20 anos e participou das conquistas mais importantes de Alexandre o Grande, que uniu o Oriente e o Ocidente como ninguém havia feito antes dele.

Alexandre não se intimidou diante do desafio de seu pai e foi em frente. Seu talento, tato e capacidade de observação fizeram com que vencesse o gênio do cavalo e o tornasse seu inseparável amigo.

Não precisamos temer os desafios. À medida que vamos crescendo, encontramos vários obstáculos. Se desistirmos na primeira tentativa, poderemos perder ótimas oportunidades.

Portanto, vá em frente. Deus estará ao seu lado e não o deixará sozinho. Ele lhe dará força e coragem. Confie, pois Ele já prometeu que o faria.



Segunda 15 de novembro


E Quanto ao seu Futuro?


Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mateus 16:26

Ontem falamos sobre um personagem da história: Alexandre o Grande, rei da Grécia. Mas, o que ele tem a ver com todas essas outras histórias que temos lido?

Bem, você se lembra do rei Nabucodonosor e o sonho que ele teve de uma grande estátua? A cabeça de ouro representava o reinado babilônico (dos caldeus); o peito e os braços de prata, o reinado medo-persa, iniciado com Ciro o Grande, o qual deu permissão para o povo judeu voltar para sua terra e reconstruir Jerusalém. Você se lembra de Neemias, Esdras, Ester? Eles viveram no período do reinado dos medo-persas.

De acordo com o sonho de Nabucodonosor, surgiria, então, um terceiro grande reino “que [dominará] o mundo inteiro” (Daniel 2:39, NTLH). Bem, Alexandre venceu o último dos reis medo-persas, Dario III, e dominou o grande império aquemênida. Depois conquistou o Egito e se tornou o governante dos povos mais fortes de sua época, conforme a profecia de Daniel.

Mas esse reinado não durou muito. Com 33 anos, Alexandre morreu de uma doença misteriosa e seus generais passaram a disputar o reino que foi dividido entre quatro deles.

Alexandre era decidido e arrojado. Sua ambição pelo poder o levou cedo. Ele desfrutou pouco o que conseguira. Conquistou o mundo, mas não dominou suas paixões. Foi um prodígio, mas não soube cuidar de si mesmo.

Sei que você já começou a sonhar com o futuro, mas estes sonhos incluem os planos de Jesus para você? Você tem confiado a Ele sua vida e contado com Ele em todos os momentos? Lembre-se do nosso verso de hoje: “Que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

Coloque Jesus em primeiro lugar. Por mais que os caminhos sejam difíceis, você terá coragem e força para prosseguir.



Terça 16 de novembro


A Menina de Seus Olhos


Quem toca no Meu povo toca na menina dos Meus olhos. Zacarias 2:8, NTLH

– Rei Herodes, o senhor sabe que temos visitas ilustres em Jerusalém? Homens ricos e cultos, do Oriente.

– Ninguém vem visitar um importante governante como eu sem avisar.

– Bem, acho que eles não vieram para ver o senhor. Estão à procura de um bebê que eles dizem ser o rei dos judeus.

Herodes levantou-se indignado:

– Que tipo de informação é essa? Quem é esse bebê? Há alguma trama contra mim?

Herodes convidou os orientais para estarem em seu palácio e os recebeu amistosamente, pois queria obter mais informações sobre o fato. Os homens estavam indo a Belém, onde a estrela os guiava. Herodes mostrou-se interessado e pediu que voltassem para lhe informar sobre o “reizinho” nascido. Os homens não voltaram e ele ficou muito irritado.

– Preciso fazer alguma coisa. Não vou ser vítima de nenhuma conspiração. Ninguém vai me tirar o trono.

Ele era um homem mau e ambicioso e faria qualquer coisa para não perder seu poderio.

– Quero que todos os soldados saiam por Belém e seus arredores e matem todos os meninos de dois anos para baixo. Isso dará fim a qualquer conspiração contra mim.

O rei dos judeus, que nascera em Belém, era ninguém menos que Jesus Cristo, Emanuel, o Filho de Deus. Mas Ele não nascera para ser entregue nas mãos de Herodes. Um anjo avisou José, seu pai terrestre, e a família fugiu para o Egito, onde Jesus passou seus primeiros anos de vida.

Os planos de Deus não são desfeitos por meros seres humanos que se acham os donos do mundo. Sua vontade é feita sobre todas as coisas e nenhum pardal cai ao solo sem Seu conhecimento, nem sequer um fio de cabelo cai de nossa cabeça sem que Ele saiba.

Nossa vida é muito importante para Ele. Somos “a menina” de Seus olho. Assim, Ele cuida de nós porque nos ama. Sente um amor tão grande que foi capaz de dar por nós o que de mais precioso tinha: Seu Filho.



Quarta 17 de novembro


Faça o que é Correto


Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Lucas 20:25

Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns viticultores e viajou. Quando chegou o tempo dos frutos, mandou os servos para buscá-los. Mas os viticultores os espancaram e os mandaram de volta mãos vazias. O dono da vinha mandou outros empregados, e eles fizeram o mesmo. Pela terceira vez mandou servos, e o mesmo aconteceu. Indignado, mandou seu filho, acreditando que talvez o respeitassem. Mas, quando o avistaram, planejaram matá-lo, pois era o herdeiro. Que fará, pois, o dono da vinha? Destruirá esses lavradores. Pois está escrito: A pedra que os edificadores reprovaram, foi colocada como pedra principal (Mateus 21:33-40).

– O que você acha dessa história, caro colega?

– Parece que Jesus está nos criticando, porque não O aceitamos como Mestre.

– Ele é muito ousado. Não sabe do que somos capazes.

– Precisamos, no entanto, fazer alguma coisa, porque o povo gosta de Seus ensinos e logo vão criar dificuldades para nós.

– Bom seria apanhá-Lo nas leis romanas. Assim, não seremos responsabilizados quando Ele for julgado.

No momento adequado colocaram o plano em prática.

– Mestre, sabemos que aquilo que você ensina é correto e Suas palavras são muito sábias; por isso, gostaríamos que nos ajudasse numa questão que está nos intrigando: É certo, para nós judeus, pagar impostos a César?

Jesus sabia o que eles pretendiam. Se Ele dissesse “não”, o governo cairia em cima de Jesus e Ele seria preso. Jesus, então, lhes pediu uma moeda e perguntou de quem era a estampa e inscrição nela. Era de César, o imperador romano. Então, Jesus acrescentou: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Marcos 12:17).

Como cristãos, devemos estar atentos às nossas responsabilidades como cidadãos de nossa nação; e devemos obedecer àquilo que não fere os princípios, segundo a Palavra de Deus, devemos obedecer. Isso demonstra amor ao nosso Deus, também.



Quinta 18 de novembro


Pernas de Ferro


E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Mateus 24:14

As duas últimas histórias aconteceram no tempo que diz respeito às pernas de ferro da estátua de Nabucodonosor.

Você se lembra de Alexandre o Grande? Quando ele morreu, seu reino foi dividido entre seus quatro generais. Eles passaram a fazer guerra um ao outro e a Grécia entrou em declínio. Um outro povo começou a surgir. Eram guerreiros destemidos e muitas vezes desumanos. O que queriam era conquistar e avançavam com fúria. Foram chamados de romanos, porque estabeleceram a sede de seu governo numa cidade chamada Roma.

Eles conquistavam geográfica e politicamente, mas permitiam que as nações conquistadas conservassem a religião e cultura, desde que elas não interferissem nas suas leis. Assim os judeus puderam conservar seus costumes e religião. Jesus viveu no tempo em que os romanos dominavam a Judeia e Galileia.

Quando os discípulos continuaram o trabalho que Jesus havia começado, fundaram uma nova religião, que ficou conhecida como cristã. Ela se espalhou por todo o império romano. No começo, foi combatida e muitos cristãos morreram em perseguições, arenas, fogueiras. Porém, o evangelho venceu e o cristianismo se tornou a religião do império. Mais tarde, infelizmente, essa religião entrou em declínio quando um imperador, chamado Constantino, misturou o paganismo com o cristianismo. E eles passaram a chamá-la de católica apostólica romana.

Mas Deus manteve um povo fiel às Suas leis. E esse povo levantou a bandeira da verdade em todos os tempos, afastando-se dos enganos da falsa religião e pregando com coragem a verdade.

É você ministro fiel dessa verdade? Deus pode contar com você na proclamação da mensagem de salvação? Tem você feito sua parte? Você acredita nessa verdade? Está ela viva em você?

Pregue, fale, mostre o amor de Deus aos outros. Mostre o que Ele tem feito por você.



Sexta 19 de novembro


Cuidado!


Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Mateus 24:4, ARC

– O que você achou do assunto que foi falado hoje na igreja, Augusto?

– Acho que o irmão Teófilo tem razão. Não podemos misturar a alma com a carne. Somos propensos a cair, pois o pecado tomou conta da nossa natureza e não temos força em nós mesmos para resistir à tentação. Não é isso o que o pastor Paulo ensina? Então, não podemos ligar a nossa salvação com as obras da carne, e sim com as intenções do espírito.

– Você me deixou confuso.

– Demóstenes, isso é simples. Eu não posso me considerar perdido por ceder às obras da carne. Posso trabalhar meu espírito para que se reconcilie com Deus, e as obras da carne ficam nulas.

– Então, se eu olhar uma mulher e desejá-la, isso é obra da carne e o meu espírito não será afetado.

– Certo, pois isso é algo natural e você não tem como fugir.

– Então, se eu deixar de satisfazer a carne posso estar atormentando meu espírito?

– Isso mesmo. É muito pior eu atormentar o espírito quando não satisfaço os desejos da carne. Veja, cada vez que vejo uma mulher quase despida, desejo estar com ela. Por termos aprendido que isto é errado, eu tento fugir da tentação. Então, fico atormentado. Não tenho sossego de espírito e me sinto oprimido pelos pensamentos. Isso não me deixa ter paz e, portanto, penso muito mais a respeito. Isso não é pior?

– Faz sentido.

Demóstenes e Augusto estavam sendo envolvidos por uma filosofia oportunista. Estavam numa fase em que os hormônios à flor da pele os faziam concordar com o que lhes traria mais “conforto”, pelo menos à primeira vista.

Você já foi tentado a confiar em filosofias oportunistas que parecem não atrapalhar em nada sua salvação? Muitos adolescentes e jovens são amarrados pelo inimigo porque não conhecem a Palavra de Deus e se deixam levar por ensinamentos errôneos e absurdos.

Pense antes de acreditar. Consulte a Deus em Sua Palavra, com oração e sinceridade, e só então tome alguma atitude.



Sábado 20 de novembro


Seguir a Cristo é um Prazer


Os Seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as Suas veredas, paz. Provérbios 3:17

Augusto levou Demóstenes para conhecer a casa das “sacerdotisas” da deusa Vênus. O rapaz achou que não estava certo. Mas, depois de alguma insistência, entrou. As moças ali eram muito bonitas e logo ele se sentiu relaxado. Seus olhos abriram espaço para apreciar o “prazer” e ele se envolveu completamente. Apesar de achar que aquilo não estava totalmente correto, tornou-se assíduo ali.

A igreja que eles frequentavam recebeu uma carta do pastor que a fundara: o apóstolo Paulo. Era uma carta séria, com muitas recomendações. Alguns trechos diziam: “Alguém vai dizer: ‘Eu posso fazer tudo o que quero.’ Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. [...] O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor. [...] Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? Será que eu vou pegar uma parte do corpo de Cristo e fazer com que ela seja parte do corpo de uma prostituta? [...] Fujam da imoralidade sexual! [...] A pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preço” (1 Coríntios 6:12, 13, 15, 18-20, NTLH).

Demóstenes percebeu seu engano e decidiu não mais magoar a Cristo. Queria ser um cristão verdadeiro e deixar o Espírito Santo viver nele. Augusto, porém, continuou em seus enganos e foi disciplinado pela igreja. Sentiu-se magoado e deixou de frequentá-la, levando uma vida frívola e vazia.

Deus deseja conquistar nosso coração. Ele não força sua entrada, mas quer que o abramos a Ele com prazer. Seus caminhos não são difíceis como Satanás nos mostra, nem monótonos e sem vida. São caminhos de delícias e prazeres que somente quem se envolve com Ele poderá descobrir. Experimente. Eu garanto que você não vai se arrepender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário