BLOG ID CRISTÃ

BLOG ID CRISTÃ

sábado, 16 de outubro de 2010

Igreja Adventista chilena envia bíblias para mineradores presos

Os 33 mineradores que permanecem presos a quase 700 metros de profundidade em uma mina de cobre no norte do Chile desde 5 de agosto receberam nesta quinta-feira (26) bíblias personalizadas com seus nomes, em uma iniciativa da Igreja Adventista chilena.
Os 33 livros religiosos foram enviados aos trabalhadores pela mesma perfuração usada pelas equipes do governo para descer alimentação, líquidos e utensílios de primeira necessidade. O envio foi possível porque as bíblias são de pequena dimensão: 7 cm de largura por 20 cm de altura.
“Sempre estivemos disponíveis para ajudar nossos irmãos que estão sofrendo tanto fora quanto dentro da mina”, afirmou o pastor Carlos Parra, em referência também aos familiares dos mineiros, que estão acampados na região das operações de resgate.
O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, que autorizou o envio, leu com alguns familiares o Salmo 40, que prega “paciência no Senhor” e pede que Deus “se apresse no auxílio”.
Entre as barracas improvisadas pelos familiares no acampamento “Esperança” podem ser vistas diversas imagens de santos e orações cristãs.

Desidratação e emagrecimento

O ministro da Saúde informou hoje que a saúde do grupo de mineiros está "razoável". "Com as avaliações clínicas que pudemos fazer através do nosso 'agente médico' abaixo, temos uma ideia bastante clara de que sofrem de desidratação e perderam muito peso", disse o ministro.

Trabalhadores gravam vídeo em mina

O agente médico a quem se refere Mañalich é o mineiro Jonny Berríos, que com alguns conhecimentos de enfermagem foi indicado pelas autoridades para reportar do interior da mina a situação de saúde dos operários, que esta sexta-feira completam 22 dias debaixo da terra.
Os mineiros perderam entre 8 e 10 quilos cada durante os 17 dias em que se alimentaram de forma deficiente antes de serem contatados, no domingo.
Ontem, os mineradores receberam compota de maçã com nozes e pão com marmelada – os primeiros alimentos inteiros enviados a grupo. A dieta deles atualmente também inclui líquidos com nutrientes, sopas e barras de cereais, com uma meta de duas mil calorias e quatro litros de água diários para cada um.

Moral alto

Apesar da situação de emergência na qual se encontram, os mineradores estão bem dispostos e se organizam para dividir as tarefas dentro da mina, de acordo com um vídeo enviado para os familiares e divulgado hoje.
Os trabalhadores aparecem fazendo piadas entre eles, mostrando como jogam dominó para passar o tempo e cantam o hino nacional do Chile.
A narração e as imagens mostram que os trabalhadores montaram um esquema rígido para organizar sua rotina sob a terra. Eles disseram que montaram um dormitório e que têm um espaço sanitário.
De acordo com o governo chileno, as operações de resgate podem durar até o Natal.
Do UOL Notícias-Em São Paulo- Com La Tercera, La Nación, BBC e agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário